A organização é essencial para realizar o monitoramento eficiente dos backups!
Por isso, este artigo foi criado para descrever o padrão utilizado pela WSpeed na nomenclatura de planos de backups.
Prefixos:
Servem para rapidamente sinalizar um plano de backup especial:
- [R]: tempo Real. Backup que roda a todo momento. Pode ser agendado de x em x minutos, ou “tempo real” como formato de agendamento.
- [A]: Archive. Backup que usa o object store de arquivamento para longo prazo. Este repositório leva a partir de 12 horas para recuperar os arquivos.
- [PS]: Pre-Script: Backup que precisa rodar um script antes de efetivamente rodar o backup.
- [L]: Local. Backup apenas local para um repositório local dentro da rede do cliente, pode ser um NAS, HD Externo ou unidade dentro da rede.
- [H]: Híbrido*. Backup que roda ao mesmo tempo local (dentro da estrutura do cliente) e na nuvem. * Este é o mesmo formato de backup usado pelo Governo Americano.
- Backup: pode ser Backup ou Restore/Restauração, serve para sinalizar se o plano é um backup ou uma restauração de arquivos.
- Backup em Nuvem Agendado 1x por dia sem nenhum script adicional é o padrão se não for sinalizado nenhum prefixo.
Conteúdo:
O conteúdo do plano de backup:
- Backup Oracle
- Backup Dados
- Backup Usuários
- Backup Imagens
- Backup Sistema ACME
- Backup Banco XPTO
Sufixos:
A localização do servidor ou horário da execução do plano agendado:
- SL: São Leopoldo. Servidor localizado em São Leopoldo, essa configuração é utilizada quando nomes dos servidores não são sugestivos e seja fácil encontrar posteriormente os logs via email.
- (18:30): Horário da execução do plano de backup. Serve para ajudar na hora de receber o e-mail para saber há quanto tempo estava em execução o plano.
Exemplos:
[R] Backup Oracle Archives [A] Backup Imagens (21:30) [PS] Backup Banco Sistema Athenas (19:00) Backup Oracle Dump SL (00:00)