O Backup roda, mas o acesso remoto para gerenciamento do backup não está funcionando...
Neste artigo, vamos apresentar as principais soluções para este problema.
Ao analisarmos os tickets de suporte que geraram problemas de acesso remoto ao gerenciamento do backup, estes foram divididos em:
- Problemas de Conexão
- Problemas de Certificado
Após uma nova instalação do WSpeed Backup é recomendado seguir o artigo Configurações Técnicas para Melhor Funcionamento do Backup.
Neste artigo são apresentadas as configurações necessárias de: liberação de antivírus, liberação de firewall e permissões do sistema.
Se mesmo após seguir este artigo, a equipe da WSpeed ainda não conseguir acessar o acesso remoto, siga os passos abaixo.
1. Descobrir se o problema é de conexão ou de certificado.
Para descobrir isso, basta fazer o seguinte teste. No Windows, vá em Iniciar -> Executar e digite CMD e tecle <enter>.
Agora, digite:
telnet ws.mspbackups.com 443
Se passar, OK.
Agora, digite:
telnet backup-wspeed.s3-sa-east-1.amazonaws.com 443
Caso algum dos testes anteriores apresentarem problemas, é necessário verificar com o suporte se não existe nenhuma liberação necessária para fazer em seu antivírus, firewall ou proxy.
Se tudo certo, isso quer dizer que você não tem um problema de conexão, e você deve ir para o próximo passo.
2. Resolvendo problema de Certificado
2.1. Exceção de Certificado: este problema é bastante visto em versões do Windows 2008 e para resolver basta permitirmos o certificado do WSpeed Backup.
Para isso, siga os seguintes passos:
- Feche o WSpeed
- Clique no Menu Iniciar -> Executar e digite services.msc, após navegue e pare ambos serviços: WSpeed Backup Service e WSpeed Backup Remote Management Service
- Navegue na pasta C:\ProgramData\Online Backup\ e exclua os arquivos CertificateExceptions.list e serviceConfig.xml.
- Re-inicie os serviços e re-abra o WSpeed Backup
- No menu principal, clique em WSpeed Backup Account
- Clique em Configurações Avançadas
- Vai aparecer um popup para você aceitar o certificado, clique em Permitir.
- Pronto, peça para o pessoal da WSpeed testar novamente.
O pop-up para você permitir o certificado é mais ou menos assim:
2.2. Ajustes em Arquivo de Configuração: este ajuste serve também para forçar a exceção do certificado e resolver o problema.
Siga estes passos:
1. Navegue na pasta C:\ProgramData\Online Backup\ e edite o arquivo serviceConfig.xml.
2. Neste arquivo, altere a linha
<UseSelfSignedSertificate>false</UseSelfSignedSertificate> para <UseSelfSignedSertificate>true</UseSelfSignedSertificate>.
3. Salve e feche o arquivo.
4. Feche o WSpeed e reinicie ambos os serviços: WSpeed Backup Service e WSpeed Backup Remote Management Service
5. Pronto, peça para o pessoal da WSpeed testar novamente.